Igreja Informatizada e Igreja Digital

Nossos pais foram criados como nossos avós, há 30 ou 40 anos atrás a sociedade evoluía de forma mais lenta, nós não fomos criados igual aos nossos pais, e os nossos filhos não foram e nem vão ser criados iguais a nós, são gerações diferentes, uma completamente indiferente a tecnologia, porque ela não existia ou ainda era inacessível, a outra ajudou a criar e disseminar a tecnologia e a outra já nasceu com ela.

Estou cursando pós-graduação em pedagogia para me tornar efetivamente um professor e aprendi que antigamente as gerações, levando em consideração seus costumes, sua cultura, seu modo de vida, as relações familiares, de trabalho era formada a cada 25 anos, hoje especialistas apontam que a cada 10 anos temos uma nova geração, isso tudo tem muito haver com a tecnologia.

Essas novas gerações implicam diretamente na forma de agir das pessoas e como elas consomem produtos e serviços, esses reflexos impactam diretamente nas empresas, em todos os seus departamentos, é possível sentir uma troca de experiências no ambiente de trabalho, mesmo entre as diferentes gerações, onde os mais velhos aprendem com os mais novos.

De maneira geral, na gestão de qualquer empresa, a troca de experiências entre essas gerações é totalmente amistosa e produtiva, entretanto, caminham em direções diferentes, isso muito em função de os jovens resolverem mais rapidamente e sempre procurarem a forma mais fácil de ser feita, os jovens se preocupam com o imediato, o agora, os mais experientes se preocupam com o todo, os efeitos colaterais, o impacto das decisões, a legalidade, eu diria que em conjunto o time é muito bom, em separado cada um tem suas fraquezas e fortalezas.

Falando de Tecnologia

Não da pra deixar de lado as incríveis mudanças que a tecnologia trouxe para as relações humanas, hoje as notícias e acontecimentos são divulgadas em tempo real, não somente pelos canais tradicionais de comunicação, tv e jornal, mas por pessoas comuns, iguais a você e eu, o comércio eletrônico é algo que faz parte do nosso dia a dia, inclusive temos muitas lojas que deixaram de existir fisicamente para atuar apenas no ciberespaço, o fantástico mundo da internet.

As redes sociais dão o tom na comunicação pessoal, a agilidade, a facilidade e a inclusão de outras regalias digitais, envio de foto, mapas, filmes e sons, para muitas pessoas é mais fácil conversar pelas redes sociais do que pessoalmente.

O ensino a distância (EAD) teve uma expansão considerável, as formas de acesso a tecnologia e consumo de informação estão a cada dia mais acessíveis, menores e portáveis, além do que seus preços, em vista da ampla oferta, estão mais baratos.

E as igrejas podem se beneficiar da tecnologia

Toda essa mudança, toda essa evolução da sociedade acaba por gerar oportunidades diferenciadas, para todos. Surge então a pergunta, pode haver nessas mudanças alguma oportunidade para as igrejas? A resposta é sim e em várias frentes, a primeira delas é que, através da tecnologia, podemos criar a oportunidade de romper a barreira física nos relacionamentos com a igreja e seus membros, independentemente do local ou da distância que nos separa das pessoas.

Na sequência temos que pensar na igreja em formato digital, é importante a igreja na web, mas é mais importante ainda pensarmos nos ganhos com a gestão digital, existe uma grande diferença entre termos todas as fichas cadastradas em uma planilha no computador, estáticas, sem nenhuma interação; e ter elas em formato digital, numa sistema inteligente, dinâmicas, com possibilidade de interação, envio de e-mails, mensagens, lançamentos de dízimos, geração de gráficos, estatísticas, avisos, enfim uma ferramenta com decisões pré estabelecidas.

A igreja informatizada é aquela onde você tem os dados em formato de arquivos eletrônicos, podem ser pesquisados, formatados, estratificados, mas você tem que analisar os dados para tomar uma decisão, a igreja digital é aquela onde a decisão já é tomada pelo sistema, você apenas comanda ou autoriza.

A igreja na nuvem

Certos processos não têm retorno, vieram para ficar e o mundo se moderniza a partir de alternativas práticas de organização, onde vão surgindo rotinas capazes de responder as demandas de flexibilidade, conectividade e descentralização das tarefas cotidianas. Enfatizamos que os dois grandes pilares em que se assentam estas transformações sociais são a mobilidade e a gestão do conhecimento.

A mobilidade deixa as pessoas em contato permanente com uma comunicação móvel e dinâmica, as redes sociais propiciam novos modelos de relacionamentos, a partir de ambientes digitais que aliam facilidade, rapidez e plena interatividade.

Nos ambientes virtuais nós encontramos os blogs, fóruns de discussão, biblioteca de imagens, redes sociais, Wikipédia e outras forma de disseminação de conhecimento, onde públicos ligados por um interesse comum estão sempre conectados e presentes.

Nessas bases de dados encontramos informação relevante sobre determinado assunto, uma reunião de documentos estruturados e uma lógica com usuários e gestores que tendem a dar respostas e opiniões particulares sobre muitas questões de interesse desses grupos e mesmo de organizações, ajudando-os a entender e esse mundo que evolui tão rapidamente.

Defendemos que as igrejas não podem ficar de fora dessa evolução, deve partir para o modelo de igreja digital, concentrar sua programação na nuvem, usar da tecnologia para comunicar com sua membresia, ganhar novas almas e fazer a gestão administrativa e eclesiástica, tudo baseado em tecnologia digital, compartilhar documentos entre os líderes de forma que eles possam ser acessados de qualquer lugar.

Se o pastor ou algum líder precisar acessar um relatório de forma rápida, estando na rua, no carro ou dentro de um táxi, através de um tablet ou de um smartphone deve ter a exata noção do quanto a tecnologia pode nos ajudar no momento de tomar uma decisão.

Uma outra dica é sempre estar antenado com os aplicativos em uso pela maioria das pessoas, o uso do whatsapp, Facebook e Twitter que são praticamente imbatíveis na divulgação de eventos, transmissão de avisos entre os membros e comunicações urgentes.

Nós da SN System´s estamos sempre antenados com a evolução da tecnologia, preocupados com a sua aplicação no ambiente das igrejas, estamos sempre presentes nos eventos tecnológicos e buscando aprimorar cada dia mais o nosso conhecimento para dispensar aos nossos clientes e parceiros o que há de mais moderno e atual.

Não importa o tamanho da sua igreja, nem o seu nível de conhecimento em tecnologia, nós temos a melhor solução para você digitalizar a sua igreja, seja estando na nuvem, seja para redes locais, a nossa meta é deixar a sua gestão financeira, administrativa e contábil 100% digital.

4 comentários em “Igreja Informatizada e Igreja Digital”

Deixe um comentário

Click to access the login or register cheese