Gestão de Igrejas
Gestão de Igrejas

Por que Devo Informatizar a Minha Igreja?


Nós entendemos o conservadorismo das lideranças de algumas igrejas e ainda sabemos que esse é um processo que vai perdendo suas forças com o passar dos anos, já adiantando as nossas desculpas, mas a liderança que controla sua igreja com anotações no caderno, ou mesmo em planilhas, precisa rever seus conceitos.

Essa premissa é válida para empresas, mas não deve ser diferente para igrejas e instituições, as ferramentas da tecnologia estão disponíveis e são ALIADAS dos gestores, sejam empresários, provedores, diretores, gerentes e também pastores, e pode ter certeza não utilizá-las é perder tempo, perder dinheiro e para nós evangélicos, perder almas. Então, concluindo, investir em informatizar a sua igreja, amigo pastor, não é despesa, nem é supérfluo é absoluta necessidade.

A fé evangélica no Brasil ha apenas algumas décadas atrás estava restrita a um número muito pequeno de famílias, entretanto vem numa ascendente muito forte. Números do IBGE apontam que hoje somos por volta de 45 milhões de pessoas.

E essa imensa multidão procura uma igreja para congregar, o resultado prático, é sem dúvida, o aumento do número de igrejas evangélicas, mas é também o crescimento do número de membros nas igrejas tradicionais, aquelas que já existiam. Isso nos remete a uma certeza, é preciso controlar esse crescimento de forma profissional.

O IDG Research Services desenvolveu uma pesquisa e concluiu que empresas e instituições que se utilizam de sistemas de gestão tem um nível de crescimento 35% mais rápido e 10% a mais de eficiência do que aquelas que não tem acesso a mesma ferramenta.

As facilidades da informática permite aos pastores, dirigentes e gestores uma visão crítica e realista sobre a sua membresia, suas receitas, despesas e possibilidades de investimento, ajuda na tomada de decisões, fortalece o crescimento e o relacionamento com os próprios membros, colaboradores e fornecedores.

Porém, não adianta informatizar a desorganização e ter uma coleção de informações sem qualidade, registros desencontrados e com pouca assertividade levam a decisões erradas e isso tem um custo, as vezes irreparável.

Um sistema de informação conta com ferramentas que simples anotações ou linhas de planilhas não podem contar, interação, metodologias próprias e específicas de entradas de dados que visam a consolidação das informações de forma que elas possam ser aproveitadas na sua totalidade.

Não adianta ter um simples cadastro de membros se você não pode atrelar a eles, a sua parentela, seus filhos sua esposa, sua família; mais ainda se você não puder ligar a ele todos os seus dízimos e ofertas e podendo ligar os dízimos ele deve te dar a possibilidade de que essas entradas, na mesma rotina, possa também montar a sua receita e essa possa ser a sua contabilidade oficial, é um retrabalho e um custo desnecessário a instituição que faça esse processo e posteriormente um contador externo refaça tudo novamente para atender a legislação, isso é, novamente perda de tempo e dinheiro.

A informatização pode começar de forma simples, o primeiro e o melhor dos passos é ter um bom cadastro de membros, depois começar a acompanhar os dízimos e ofertas, outro passo é o controle de caixa, depois bancos e aplicações e aos poucos ter todo o controle financeiro.

O mercado tem softwares para todos os gostos e bolsos, a solução mais cara e avançada talvez não seja a mais adequada, nem por isso você deve decidir de vez pela mais barata, que de repente, não tenha suporte, nem garantia, nem nada.

Procure empresas estáveis no mercado, que lhe apresente soluções técnicas confiáveis, que tenha uma boa lista de clientes, registro no INPI pode ser um diferencial considerável. Nota fiscal, contrato, sempre. Fuja de aventureiros e oportunistas, gestão, administração, informatização é coisa séria e tem muito haver com o sucesso da sua empreitada.

Por isso, pense bem, informatizar a sua igreja só lhe traz vantagens, com o software certo então, o gestor aumenta o controle da sua instituição e sempre vai ter em mãos informações e materiais para diagnósticos precisos para investir em ações que lhe propiciem melhores resultados.

A SN System’s tem os melhores softwares do mercado, ajudando igrejas e instituições há mais de 20 anos, só trabalhamos com informatização de igrejas, temos uma equipe de suporte, uma equipe de consultores que estuda as alterações da legislação diariamente, uma equipe de desenvolvedores para web e contadores que adéqua as rotinas dos softwares a realidade das igrejas.


Diretor e Chefe de Desenvolvimento na SN System's. Maurício também é especialista no 3º Setor, com muitos anos de experiência em administração pública e eclesiástica.

    View Comments