Pular para o conteúdo

O Papel da Secretaria na Igreja Evangélica – Parte 1

Secretário da Igreja

Nesta série de artigos vamos descrever as atividades afetas a Secretaria da Igreja Evangélica, bem como o papel do Secretário nos diversos processos e ainda um exemplo genérico de como desempenhar cada atividade.

Acompanhe conosco, vai ser de grande valia para os trabalhos da sua igreja.

A Secretaria é um importante órgão da igreja, é o coração e o centro nervoso das deliberações e dos caminhos trilhados pela instituição, as maiores e mais importantes decisões devem ser tomadas em conjunto com a Secretaria e as rotinas necessárias para o encaminhamento das decisões devem ser implementadas no âmbito deste departamento.

Este departamento tem papel fundamental na condução das atividades da Igreja Evangélica, é o Estatuto da Instituição que cria e determina as responsabilidade e obrigações da Secretaria.

O Secretário da Igreja

Podemos afirmar, sem medo de errar, que o crescimento ou a estagnação das igrejas depende muito da habilidade e das atitudes de um bom secretário de igreja, feliz e vitorioso é o Pastor ou Dirigente de uma igreja que tem ao seu lado um auxiliar que reúna as condições essenciais de um bom Secretário.

Hoje vivemos tempos modernos, a geração atual é diferente da geração anterior, há tempos atrás ao precisarmos contatar determinado membro ou liderança da igreja, o único caminho era o telefone fixo, caso se pudesse contar com esse luxo, ou mandar recado, agora todos tem celular, smartphones ou tablets, nem é preciso ligar, basta mandar uma mensagem ou deixar um recado nas diversas redes sociais.

Ainda neste paradoxo, em tempos nem tão remotos, para redigir um documento, uma carta, um memorando era necessário recorrer a boa e velha máquina de escrever, vamos mais longe ainda, eram poucos os que sabiam a arte da datilografia.

E transações bancárias?

Só pessoalmente, era necessário enfrentar filas, não existiam caixa eletrônicos nem a possibilidade de efetuar pagamentos ou transferências sem passar pela agência bancária.

Porque estamos falando isso?

Adentramos neste assunto exatamente para detalhar os conhecimentos e as qualidades que deve possuir um bom Secretário.

Em sentido figurado, ao escolhermos um homem ou mulher que queira se dedicar à secretaria da igreja, devemos “deixar de lado a máquina de escrever”, neste sentido o Secretário da Igreja deve:

  • Ter aptidão moral;
  • Ser organizado;
  • Ter boa redação e escrever com facilidade;
  • Conhecer o trabalho da Secretaria da Igreja;
  • Deve ser zeloso no trato das coisas da Igreja;
  • Estar antenado com a tecnologia (através de um sistema de gestão para igrejas ou aplicativo para igrejas e membros), informática e os avanços da comunicação; entre outros.

Atribuições da Secretaria e Consequentemente do Secretário

Em sentido geral, é o Estatuto da Igreja que define formalmente as atribuições do Secretário, entretanto, listamos abaixo genericamente as principais funções que devem ser executadas no âmbito da Secretaria da Igreja:

  • Redigir e fazer o registro no cartório de todas as atas da igreja;
  • Cuidar da correspondência;
  • Zelar pelo registro da membresia, atualizar as fichas com batismos, casamentos, inatividade e outras situações;
  • Preparar a agenda anual da igreja, boletins, informativos e publicações;
  • Cuidar dos arquivos da igreja, fichas de membros, documentação legal, cartas e correspondências em geral;
  • Emitir a credencial da membresia, caso a igreja faça uso;
  • Enviar cartas de aniversário para os membros da igreja;
  • Felicitar a igreja, seus departamentos e outras igrejas ou instituições por festividades, eventos ou comemorações especiais;
  • Preparar as cartas de transferências e enviá-las a quem de direito;
  • Receber e acompanhar os novos convertidos, providenciando-lhes as fichas de registro;
  • Fazer o devido registro e cuidar dos bens da igreja;
  • Preparar as rotinas para os batismos;
  • Emitir certificados de apresentação, casamento, batismos dos membros, etc.

Todas estas tarefas são necessárias para o funcionamento da igreja, é muito importante que o próprio secretário estabeleça uma rotina dentro do seu tempo para realizá-las, igrejas maiores, se possível, devem ter funcionários remunerados para auxiliar o Secretário na conclusão dos seus trabalhos, principalmente as rotinas mais repetitivas.

No próximo artigo vamos falar sobre atas, como cuidar, como arquivar, como numerar e as dicas de como escrever corretamente, os tópicos que devem ser abordados, de quem colher assinatura e como fazer para registrar uma ata no cartório.

92 comentários em “O Papel da Secretaria na Igreja Evangélica – Parte 1”

            1. Ola grato por acompanhar as nossas publicações. São dois momentos distintos, para se desligar da diretoria, do cargo de secretária, você deve enviar um ofício ao presidente da entidade, informando de sua decisão, faça em duas vias e entregue mediante protocolo, peça uma resposta do presidente, por escrito, afirmando que aceitou seu afastamento. Após isso você passa a ser um membro comum, deixando de ir na igreja você será excluída com o tempo do rol de membros.

                    1. Boa tarde! Me colocaram com 2 secretaria de uma igreja, mais já sair da igreja já tem uns 4 anos e meu nome ainda está com se eu estivesse no cargo de secretaria, mais nunca fiz nada na secretaria da igreja e agora meu pastor pediu para eu fazer uma carta de renúncia e Ass. E reconhecer firma no cartório. Só gostaria de saber se vai ter complicações pra mim ou não. Ou se assembleia geral só vai tirar meu nome e colocar outra secretaria.

                            1. Marilza da Silva Teodoro Brito

                              Boa tarde, sou secretária há uns 23 anos na igreja quadrangular de Morada da Barra, Vila Velha, e sempre anotando os nomes dos membros né, pegando os nomes dos visitantes e telefone e endereço, tem muito tempo, que escrevia mensagens, para entregar para os membros até para os visitantes. Aí teve um, que deu até um testemunho na igreja, que perdeu a mãe, conversava com uns e outros, ninguém dava atenção, e quando recebeu a minha pequena mensagem mensagem, simplesmente mudou feição, não quis se matar, por causa da depressão, e até pediu um abraço, e eu dei, nossa nesse dia, fiquei muito feliz e agradeci muito à Deus. E teve outro momento, a pessoa chegou pra mim, falou que recebeu uma mensagem minha, mesma mensagem que recebeu lá atrás. Então hoje, meus pastores, me chamou para conversar né, porque Deus me chamou para esse chamado muito grande e é muito importante. E tem muito mais para mim,porque agora ou com tempo, vou ter a sala de secretária, que nunca tive, as pessoas que vão chegar pra mim, para pedir informações e em todas as áreas. Para ser sincera, estou muito aflita, porque vou ter que escolher uma pessoa pra estar me ajudando na parte da secretária, tipo quem quer ser secretária né, mas estou muita tranquila, porque eu já posso pedir ajuda aos juniores para estar me ajudando, e eles gostam e escrever no bloquinho mensagem para poder estar entregando. Só queria saber o que poderia está fazendo, que estou querendo fazer, está certo, nossa estou perdida, porque não conheço um secretário ou secretária de uma igreja, para me dá uma informação.

                              1. Olá grato por acompanhar as nossas publicações. Irmã, Deus te deu um dom muito especial, agora está te chamando para você assumir mais uma responsabilidade. Pense assim, ninguém nasceu sabendo, as pessoas aprendem e Deus as capacita, Ele não vai te dar um fardo que você não possa carregar. Vai na fé!!! Deus te abençoe.

                                1. Isis Carla, grato por acompanhar as nossas publicações. Não, você não precisa ir ao cartório, basta direcionar uma carta de renúncia do cargo aos demais componentes da mesa, nesse caso o 2º secretário assume no seu lugar.

                                          1. Érica, grato por acompanhar as nossas publicações. As atribuições e as responsabilidades de cada cargo na igreja estarão no estatuto, vale a pena você dar uma olhada no estatuto da sua igreja, geralmente é para cuidar da documentação da membresia, da correspondência da igreja, do arquivo, acompanhar reuniões e redigir as atas, fazer o registro das atas no cartório, entre outros. Esse trabalho geralmente é atribuição do primeiro(a) secretário(a), os segundos e terceiros são acionados na ausência ou impossibilidade do titular do cargo, funciona dessa maneira para qualquer dos cargos estatutários que são encontrados em igrejas, associações e fundações. Espero ter ajudado.

                                        1. Gostei muito do artigo, estou iniciando agora como secretária de minha igreja e realmente o conteúdo fornecido aqui irá me ajudar bastante.

                                        2. Bom Dia…
                                          Vocês tem Algum Sistema Para Secretaria? Sou da Assembléia de Deus Ministerio de São José do Rio Preto em Novo Horizonte SP, necessitaria de um sistema não muito caro ou Gratuito e que tivesse todas as funcionalidades que utilizo na Secretaria.

                                        3. A paz de Cristo. Sane uma duvida minha, por favor? Fui secretaria de um determinado ministerio por 4 anos e ha 2, fizemos tudo como se deve em relaçao a lei. Estatutos , regimentos e registros em cartório. Enquanto assinava a papelada que o cartorio exigia, percebi alguns erros e alguns deles nao relatavam a verdade e muito menos tinham o conhecimento do corpo de obreiros. Pois bem, a verdade é que, agora me desliguei desse ministerio e consequentimente do cargo a mim, atribuido. A pergunta: É necessario tomar alguma medida legal em relaçao ao meu desligamento? Preciso novamente assinar papeis ? Ou posso simplesmente sair?

                                          1. Ola grato por acompanhar nossas publicações.
                                            Gostaria muito de poder ajudá-la, mas o seu questionamento é muito subjetivo e também fica difícil emitir uma opinião sem analisar a frio a documentação. Melhor seria você procurar alguém na sua região, com documentos em mãos, ai sim seria possível, ao menor, lhe orientar melhor.

                                          2. obrigada por esses ensinamentos,estarei assumindo a secretaria de uma denominaçao religiosa. Esses arquivos estao me ajudando muito. Que Deus os abençoes sempre

                                          3. Através do post eu consegui entender com clareza o que de fato a secretária faz na igreja. Eu sou a primeira secretária da minha igreja e não tenho nenhum curso profissional, mas o importante é que meus líderes tem se agradado do meu trabalho, pois aprendi o básico nesse post do site. Muito obrigada!

                                          4. obrigado Maurício pelo material. estou montando um material para treinamento na transição da secretaria da Igreja. aguardei a parte 2 do seu material publicado. posso reproduzir este já postado
                                            ??

                                          5. Olá!

                                            Para uma secretária de uma igreja evangélica renunciar o cargo é preciso acionar um advogado? Pois, fui orientada pela presidente da congregação à contratar um advogado para poder entregar o cargo de secretária.

                                            1. Não necessariamente, seria interessante se alguem lhe aconselhar profissionalmente nas questões que você não entender, mas, não é obrigatório, basta que você aprsente uma carta de renúncia ao cargo, com protocolo, recibo de que você entregou, na carta deixe claro que você vai deixar o cargo imediatamente após a entrega do documento. Fica em Paz.

                                          6. BOA TARDE NA GRAÇA E NA PAZ DO SENHOR JESUS ,FIQUEI MUITO SATISFEITO PELO CONTEÚDO DE UM BOM SECRETÁRIO NA IGREJA ISSO NOS AJUDA A NOS DESENVOLVER COM BASTANTE SABEDORIA EM RELAÇÃO A OBRA DE DEUS, DESDE JÁ FICO AGRADECIDO PELA POSTAGEM.

                                          7. gostei muito dos ensino e esplicacoes , vc lhe pedir aajuda a vcs porque acabei de receber um cargo na igreja de secretária, tudo isso porque eu tenho coatume de anotar tudo na igreja na minha agenta entao, eu sempre estava atento aa rotina da igreja nossa igreja ja e nova tem um ano de congregação da teve uma reuniao dos obreiro , e eu anotei tudo que foi dito..e o pastor falo que se eu podia ser a secretaria da igreja eu aceitei mas nao sei o tanto uma secretaria faz.

                                              1. Boa tarde eu já entrei a carta de renúncia mais na me deram nem um recibo, será que meu pastor me daria , porque estou confiando nele e no contador da igreja, porque me falaram que não tem problemas. Será que eu me compliquei. Mais muito obrigada.

                                            1. muito bom Deus abençoa muito sou a nova vice-secretaria da Igreja e estou me preparando para fazer bem o meu trabalho na Igreja estes ensinamento foram nota mil.

                                                1. Presado Sr. Mauricio das Neves;
                                                  É com muita Satisfação que solicito de vsa.uma orientação no cargo de secretario eclesiastico, tendo em vista a minha pouca experiencia na função, recebi o chamado recentimente e estou muito feliz pelo cargo a mim confiado e gostaria de orientação pra que eu possa desempenhar com competência e responsabilidade a obra de Deus.

                                                  1. Prazado Jessé Costa, grato por acompanhar as nossas publicações e parabéns pelo cargo de secretário. Temos bastante artigos aqui no nosso blog que auxiliar os secretário, além desse artigo temos outros dois somente sobre o papel da secretaria, temos também outras situações específicas. Nós temos também um sistema de computador, um programa desenvolvido especialmente para auxiliar as igrejas evangélicas com essas tarefas da secretaria, nesse sistema é possível cadastrar os membros, as crianças, os congregados, emitir a carteirinha de membro, guardar as atas, controlar presença, ver os aniversariantes, fazer carta de recomendação, fazer certificados de apresentação de batismo, de escola bíblica, enfim vai auxiliar bastante o irmão na sua tarefa. Havendo interesse acesse o nosso site http://www.soareseneves.com.br

                                                2. Depois de alguns anos Deus me acha novamente como secretária da minha congregação 2020… estou me atualizando com sua apostila fiquei satisfeito….Obrigada na paz do Senhor

                                                3. Boa noite me colocaram como 2 secretaria de uma igreja mais nunca fiz nada, vim saber só agora que eu teria que fazer uma carta de renúncia ao cargo, que nunca estive. Eu já sai da igreja já tem 4 anos. Gostaria de saber se isso não vai dar problema pra mim. Muito obrigada

                                                  1. Ola Cleidiane, grato por nos acompanhar. Apenas por medida de segurança, faça a carta informando sua renúncia ao cargo. Entregue contra recibo, tenha o comprovante guardado. Ainda por medida de segurança, procure alguma coisa no seu CPF no serviço de proteção ao crédito. Isso não deve lhe trazer nenhum problema, mas é sempre bom se precaver. Fica na Paz do Senhor Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.